Saiba qual a importância do raciocínio lógico e como o desenvolver durante a infância

 


O QUE É O RACIOCÍNIO LÓGICO?

Antes de percebermos a importância e como o desenvolver nas crianças, é importante perceber afinal o que é Raciocínio lógico?


É muito comum associarmos o raciocínio lógico a operações de cálculo e matemática, no entanto, esta habilidade vai muito para além de fazer contas simples. Diríamos que "Raciocínio lógico" pode ser descrito como a capacidade de se organizar informações e conceitos na própria mente, perante situações que envolva a tomada de decisão, comunicação e argumentação, reflexão, cálculo, entre outras.

Esta habilidade pode e deve ser desenvolvida por todas as pessoas, e sendo esta desenvolvida a partir de criança, será ainda mais profícua no futuro do jovem. Existem inúmeras formas de a desenvolver, podendo passar por desafios e problemas, sob a forma de jogos, exercícios de matemática, entre outros métodos que estimulem a criança, colocando-a perante situações que a permita resolver problemas e encontrando soluções, para atingir um determinado objetivo.

Enquanto criança, os desafios para o desenvolvimento do seu raciocínio lógico devem ser divertidos e capazes de captar o interesse do aprendiz, e é aqui que a utilização de jogos (jogos de tabuleiro, jogos eletrónicos, quebra-cabeças, entre outros) e de elementos essencialmente visuais, são dos principais métodos pedagógicos utilizados.

Por outro lado, aliando aprender programação, robótica e outras atividades relacionadas com a tecnologia durante a infância, estimulam o seu raciocínio a vários níveis.


IMPORTÂNCIA DO RACIOCÍNIO LÓGICO EM CRIANÇA

Todos sabemos que o raciocínio lógico é importante na vida pessoal e profissional de qualquer adulto, no entanto, é importante destacar os benefícios desenvolvidos enquanto criança.


RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO DIA-A-DIA

Organizar os pensamentos para decisões equilibradas e coerentes são fundamentais para resolver problemas do dia-a-dia. Quando a criança desenvolve esta capacidade, tornar-se-á um adulto mais capaz e responsável.


DESENVOLVE A CAPACIDADE DE TOMAR DECISÕES 

A tomada de decisões e fazer as escolhas mais adequadas são fundamentais para lidar com as várias fases da vida, enquanto adulto. Apesar de que, enquanto criança, as decisões são tomadas pelos pais ou responsáveis, é importante a criança aprender a fazer as suas próprias escolhas.

A prática de atividades de programação ou robótica estimulam o raciocínio lógico permitindo preparar a criança para fazer boas escolhas na vida real.

AUMENTA O DESEMPENHO ESCOLAR

O desempenho escolar está relacionado com o raciocínio lógico, pois o desenvolvimento do mesmo ajudará a criança a associar conteúdos e organizar pensamentos em todas as áreas e disciplinas - não apenas na matemática, mas também em disciplinas que abordam a comunicação e a memorização.



Em suma, o desenvolvimento do raciocínio lógico durante a infância traz imensas vantagens para toda a vida. Por isso, não permita que o seu filho(a) não desenvolva esta capacidade que será muito útil ao longo do seu percurso pessoal e profissional, no futuro.


Conheça uma das nossas academias SHARKCODERS e inscreva o seu filho(a) numa AULA GRÁTIS - PRESENCIAL ou ONLINE!

Comentários

  1. Se hoje vivemos em uma era digital, nossos filhos precisam absorver isso da melhor forma, incorporar em suas vidas para que possam ser pessoas conectadas, digitais e que não percam as melhores oportunidades da vida!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Conheça o impacto do ensino de programação no desempenho escolar da criança

SHARKCODERS | Escola de programação, jogos e robótica chega ao Porto

Conheça a importância de investir na aprendizagem de robótica em crianças