CONHEÇA AS VANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DO MINECRAFT NA EDUCAÇÃO



CONHEÇA AS VANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DO MINECRAFT NA EDUCAÇÃO


O QUE É O MINECRAFT?

O Minecraft é um jogo aberto propriedade da Microsoft Studios e Mojang, dos mais populares dos últimos anos, onde é permitido a criação de objetos e cenários, com um visual bem característico, em formato de blocos. Por outras palavras, é um mundo virtual sem fim, divertido e capaz de explorar uma série de capacidades em crianças, como a criatividade, trabalho de equipa, programar objetos, entre outros.

O Minecraft tem na sua história uma série de versões diferenciadas, incluindo diferentes mundos, suportando ainda vários modos de jogo (Criativo, Sobrevivência), com diferentes características.

Destaca-se obviamente, a versão Minecraft: Education Edition, com especificidades muito interessantes para a educação e a sala de aula, contando com uma série de recursos e ambientes para Professores.



VANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DO MINECRAFT NA EDUCAÇÃO

Para uma melhor perceção da utilização do Minecraft na Educação, enumeramos de seguida algumas das vantagens.

1) Desenvolve o trabalho colaborativo e espírito de equipa

Esta ferramenta incentiva à criação de objetos e cenários, e como tal, desenvolve imenso o trabalho colaborativo e o espírito de equipa. Esta é uma das principais vantagens da ferramenta Minecraft, pois envolve o grupo de alunos num objetivo final comum, permitindo assim organizar e trabalhar com os restantes colegas. 

Por outro lado, crianças que dominem a ferramenta Minecraft, derivado ao tempo que jogam durante o período de lazer, passam a querer ensinar aos seus amigos, professores e até mesmo familiares, proporcionando desta forma, a que se tornem mentores de outras pessoas que estão menos familiarizados com o jogo, criando assim um espírito de trabalho de equipa e entreajuda. 


2) Desenvolve a capacidade de resolver problemas

O Minecraft desenvolve a capacidade de resolução de problemas, sendo que as crianças passam a ser mais pacientes e focadas na solução dos obstáculos, o que os ajuda bastante nas restantes aulas e áreas multidisciplinares.

3) Proporciona uma mentalidade de crescimento

O uso do Minecraft permite dar mais autoconfiança às crianças, fazendo com que os alunos passem a interagir mais e criar diálogos com os restantes colegas, relativamente ao jogo.

Esta ferramenta permite mudar a mentalidade das crianças e jovens, de forma que comecem a interiorizar que o fracasso faz parte do processo de aprendizagem e essa mentalidade é algo essencial no quotidiano deles, mas também no seu futuro e no mercado de trabalho.


4) Promove e fortalece a aprendizagem social e emocional

O Minecraft tem inúmeras vantagens a este nível, fortalecendo o desenvolvimento de competências sociais e emocionais, como a consciência social, autoconsciência, tomada de decisão, autocontrolo e o próprio relacionamento social.


5) Favorece a aprendizagem e conhecimento de outras disciplinas

O Minecraft, especialmente Minecraft: Education Edition, está preparado para a utilização em contexto de sala de aula, tendo desenvolvido uma série de conteúdos e ambientes preparados para algumas temáticas. Esta ferramenta dispõe de conteúdos, recursos e ambientes para a temática da Matemática, Ciências, História, aprender programação, entre outras.



A SHARKCODERS - Geniuses of Tomorrow tem um papel ativo na dinamização e promoção do Minecraft, como ferramenta em sala de aula, tendo uma equipa de Professores formados e certificados como Minecraft Global Mentors.
A SHARKCODERS é também Microsoft Education Partner, tendo dinamizado uma série de Webinars e Ações para Professores nos últimos tempos, com a Microsoft Portugal.

Gostou ao artigo? Partilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas possam ficar a conhecer as vantagens da utilização do Minecraft na Educação.
Mais informações em SHARKCODERS

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Portugal Prestige Awards 2022/23 | SHARKCODERS conquista prémio de "Melhor Escola de Programação do Ano"

O impacto da inteligência artificial na programação e na automação de tarefas

Infeção por malware: como evitar e eliminar vírus, spywares e outras ameaças