Tecnologia: qual o impacto na sociedade atual

 


Ninguém tem dúvidas que a tecnologia e a sua evolução nos últimos anos têm tido um impacto enorme no nosso dia-a-dia e nas tarefas que realizamos. A começar pelo nosso smartphone, smart TV, o carro autónomo, programas que usamos como Netflix, Uber ou mesmo Airbnb, sejam as ferramentas que utilizamos para trabalho com produtividade e até mesmo pelo facto de se poder, em algumas profissões, trabalhar remotamente - era efetivamente algo que não se previa acontecer tão rapidamente.

De seguida destacamos algumas áreas onde se faz notar - ainda mais - o facto da importância da tecnologia nos nossos dias:

Comunicação
A comunicação entre indivíduos ou grupos tornou-se muito fácil e rápida, permitindo que as pessoas se conectem instantaneamente e em todo o mundo, por meio de SMS, chamadas, redes sociais, aplicações como WhatsApp ou Telegram, entre outras.

Educação
A internet e as novas ferramentas revolucionaram a forma como a educação é disponibilizada e entregue, criando programas de ensino à distância e aulas online, ampliando assim o acesso à educação, tornando-a mais flexível, acessível e dinâmica para qualquer família.

Trabalho Remoto
Se falássemos desta modalidade há 20 anos atrás toda a gente acharia ridículo, no entanto, esta realidade está presente no nosso dia a dia graças às maravilhas da tecnologia, existindo cada vez mais empresas que adotam o trabalho remoto que permite aos funcionários a realização das suas tarefas através do conforto das suas habitações.

Entretenimento
O lugar mais óbvio no impacto da tecnologia é no entretenimento, permitindo várias redes internacionais de acesso a filmes, músicas, jogos e aplicativos para qualquer pessoa, em qualquer lugar, a qualquer hora.

Saúde
Graças à tecnologia presente, temos acesso a diagnósticos mais sofisticados que permitem a deteção antecipada de várias doenças, cuidados médicos mais eficazes e sistemas de cuidados avançados.

Mobilidade
O futuro em que podemos fazer viagens de carro a dormir já não está muito longe, graças ao desenvolvimento constante e progressivo dos carros autônomos. O desenvolvimento de trotinetes e bicicletas elétricas também ajudaram bastante a mobilidade dentro de cidades, proporcionando aos utilizadores a opção de fazer viagens longas com maior facilidade.

Comércio Eletrônico
Quem não gosta de fazer compras online em lojas de qualquer país imaginável? A tecnologia desempenhou um papel importante na transformação do comércio eletrônico, possibilitando o acesso à compra de uma forma globalizada, segura e rápida.

Segurança
Sistemas de vigilância inteligentes permitem um nível de segurança excelente e cômodo, reconhecendo todos os agregados familiares (incluindo animais!) e alertando as autoridades quando algum agregado não autorizado acede à propriedade, através do reconhecimento facial. 

Inteligência Artificial
Os filmes famosos sobre a Inteligência Artificial induzem um tópico interessante (consciência própria dos robots), apesar de ser ficção (por agora!). Este é um objetivo que as empresas estão a explorar de forma a automatizar tarefas complexas, melhorar a eficiência e aumentar a capacidade de processamento de dados. Será que um dia iremos ter um companheiro metálico com sentimentos próprios?

Sustentabilidade
O planeta em que vivemos é único, devendo ser preservado de forma a garantir que as gerações futuras continuem a usufruir dele. Felizmente, a tecnologia está a ajudar a humanidade a enfrentar as questões ambientais globais, como a emissão de gases poluentes, o gerenciamento de resíduos e o uso eficiente de recursos renováveis.

Para concluir, e no seguimento destas inúmeras evoluções da tecnologia nas mais variadas áreas (e em outras áreas que não estamos aqui a mencionar!), o que o futuro nos diz? Certamente, o caminho será de contínua evolução e crescimento da utilização da tecnologia.

E porque não, preparar a próxima geração - as crianças e adolescentes de hoje - para os novos empregos e as novas tecnologias? Conheça uma das nossas escolas e venha fazer uma aula de demonstração gratuita - sem qualquer compromisso.

Mais informações em SHARKCODERS

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Portugal Prestige Awards 2022/23 | SHARKCODERS conquista prémio de "Melhor Escola de Programação do Ano"

O impacto da inteligência artificial na programação e na automação de tarefas

Infeção por malware: como evitar e eliminar vírus, spywares e outras ameaças