Conheça as 10 habilidades cognitivas que os programadores dominam

 

A programação está a tornar-se cada vez mais predominante na nossa sociedade, estando presente em todas as peças de tecnologia que presenciamos desde o momento que acordamos até a hora de dormir.


Devido a popularidade da tecnologia, existem vários cursos, ferramentas, vídeos e técnicas dedicadas aos novatos que possuem o desejo de aprender mais sobre programação, seja profissionalmente ou seja como hobby, de forma a manter-se atualizado e desenvolver algo que possa trazer satisfação à sua vida pessoal ou profissional.


Mas afinal quais são as habilidades cognitivas que um programador necessita desenvolver e dominar? Deixamos de seguida as 10 habilidades a dominar para esta profissão:


Pensamento abstrato

Os programadores necessitam de entender conceitos complexos e abstratos, de forma a conseguir transformá-los em soluções para os problemas que o sistema de software pode apresentar.


Atenção aos detalhes

Atenção aos detalhes implica uma capacidade de concentração extraordinária de modo a detectar e corrigir erros que são minúsculos, como por exemplo, uma vírgula (,) no lugar dum  ponto (.) fará com que o programa inteiro deixe de funcionar.


Capacidade de planeamento

Desenvolvimento de estratégias para criação de planos de modo a alcançar e realizar objetivos específicos é importante e critico na vida de um programador.


Criatividade

Ser criativo não é apenas relacionado com imagens, design ou poemas, uma pessoa que domina a capacidade de pensar de forma criativa e inovadora terá vantagens excepcionais quando necessitar de desenvolver soluções de software.


Pensamento lógico

A capacidade de pensar de forma clara, organizada e estruturada permite aos programadores a resolução de problemas e a criação de soluções eficazes.


Memória de trabalho

A memória de trabalho é um tipo de memória diferente, referente à habilidade de reter informações importantes e específicas na mente, com o intuito de resolução de problemas complexos.


Resolução de problemas

De modo a encontrar soluções eficientes para os problemas que a programação apresenta, os programadores necessitam de ter a habilidade de identificar e analisar de forma organizada e eficaz.


Comunicação e colaboração

Comunicação e colaboração é a habilidade cognitiva mais conhecida pelo mundo inteiro, mas a mais difícil de se colocar em prática. Todos nós possuímos qualidades e defeitos que nos tornam únicos, mas a forma de trabalhar em equipa é igual para toda a gente: respeito e organização.
Um programador domina a capacidade de comunicar ideias e soluções complexas para os restantes membros da equipa, assim como a assertividade e respeito para com os mesmos.  


Flexibilidade cognitiva

A capacidade de mudar rapidamente de uma tarefa para outra e adaptar-se às novas informações através da identificação de padrões e bases comuns é essencial para a carreira de um programador.


Paciência e perseverança

Encontrar soluções para problemas difíceis e complexos demora tempo, é necessário ter trabalhar a paciência para realizar ações repetidas e a perseverança para continuar a tentar durante o tempo necessário, são habilidades cruciais na programação.


Como podemos ver, um programador necessita de aprender mais do que apenas uma linguagem de programação de forma a realizar os seus objetivos e criar o seu próprio futuro.


O que será que o futuro da tecnologia nos espera além do horizonte? Não sabemos, mas podemos contribuir para ele!

No entanto, sabemos que as escolas estão a caminhar em estratégias para o mundo digital, e um ensino diferenciado e cada vez mais tecnológico, e a SHARKCODERS não é exceção.


Venha conhecer uma das nossas escolas e conheça a nossa metodologia de ensino, garantindo que as crianças e jovens de hoje estejam preparadas para o futuro, para o amanhã. Criamos os Génios do Amanhã.


Mais informações em SHARKCODERS



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Portugal Prestige Awards 2022/23 | SHARKCODERS conquista prémio de "Melhor Escola de Programação do Ano"

SHARKCODERS co-representante em Portugal do evento WAICY (Maior competição do mundo de Inteligência Artificial para jovens)

O impacto da inteligência artificial na programação e na automação de tarefas