Jogos e STEM, uma parceria não convencional


As STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) são essenciais no nosso dia a dia, sendo crucial no melhoramento efetivo da nossa qualidade de vida, assim como a possibilidade de explorar elementos complexos e fazer descobertas fascinantes.

Em paralelo, temos também o desenvolvimento de jogos, que acabaram por crescer de forma exponencial nos finais do século XX até ao momento atual, evoluindo de uma forma extrema e oferecendo uma quantidade vasta de experiências únicas que farão o seu tempo desaparecer num piscar de olhos.

Agora deve estar-se a questionar, “Mas os jogos conseguem ensinar assuntos complexos?” A nossa resposta é sim, conseguem, e muito melhor do que você pensa, veja de seguida alguns exemplos:

Jogos quebra-cabeças

São jogos fáceis de se jogar, mas difícil de se tornar um profissional, pois são jogos que implicam um nível de lógica e conhecimento avançado. 

Jogos como o Xadrez e o Sudoku desenvolvem as habilidades matemáticas e cognitivas, obrigando as crianças a pensar mais do que uma vez e a prever as jogadas possíveis (baseado nos seus movimentos disponíveis, muitas das vezes desenvolvendo um nível de memória que lhes permite reter uma quantidade enorme de jogadas na mente).

Jogos de simulação

Estes jogos são comuns no nosso dia a dia, seja eles no telemóvel, tablet, computador ou até mesmo nas consolas. Todos nós lembramos dos dias em que jogávamos Farmville no Facebook - um simulador de uma quinta fictícia.

Existem inúmeros jogos de simulação na atualidade, todos eles abordando tópicos diferentes, com fórmulas e desafios alterados, este tipo de jogos têm como o objetivo principal o planeamento e análise de dados para o bom crescimento da sua quinta/cidade/restaurante/loja/hospital ou qualquer outra profissão.

As crianças aprendem a gerir os seus próprios recursos, a tentar entender quais os melhores investimentos, possibilitando o cálculo do lucro que os desafios proporcionam por hora.

Jogos de construção

Jogos famosos, como Minecraft e Roblox, permitem o desenvolvimento da criatividade, habilidades de design e solução de problemas, devido aos variados desafios que estes jogos proporcionam.
Minecraft é visto por muita gente como um jogo dedicado a crianças, mas sabia que isso é um mito? 

Por exemplo, existe um sistema dentro do minecraft que simula a eletricidade e muitos aparelhos próprios que interagem com essa eletricidade, permitindo um nível de engenharia elevado.

Além do Minecraft, existem muitos mais jogos que são virados à construção de fábricas, reactores nucleares e muito mais, tudo com um nível de engenharia básico e avançado, de forma a obrigar os jogadores a pensarem numa forma de ultrapassar desafios de forma inteligente e dinâmica.

Jogos de programação

Além dos jogos tradicionais dedicados ao entretenimento, também existem jogos próprios para a aprendizagem de programação, num ambiente simples de se utilizar e bastante eficiente na retenção de informações.

Um bom exemplo é o Scratch, uma plataforma dedicada a crianças com o objetivo de ensinar programação, utilizando um sistema de “blocos” onde cada parte do código corresponde a uma ação, sendo que necessita de ser encaixada no sítio certo, de forma a criar a interação ou comportamento desejado. 

Simuladores

Ao contrário dos jogos de simulação, os simuladores têm o intuito de simular (com o máximo de exatidão possível) vários aspectos do nosso dia a dia, como por exemplo, testar carros em ruas específicas, experimentar leis da física nos vários planetas disponíveis, entender o que aconteceria se a terra deixasse de ter gravidade, entre outros.

Um jogo interessante relevante a este tópico é o SpaceEngine, que explora muitas temáticas relacionadas à ciência como a "Newtonian Physics”, planetas, estrelas, galáxias, cometas e nuvens estelares, juntamente com as propriedades específicas de cada um.

A SHARKCODERS acredita que a metodologia de ensino está a adaptar-se às novas tecnologias, apresentando cada vez mais desafios que os métodos tradicionais não chegam para superar.

Os nossos serviços são disponibilizados com estes desafios em mente, proporcionando às crianças e adolescentes com um nível de ensino exclusivo e confortável (Presencial ou Remoto), utilizando variados jogos para treinar as habilidades dos alunos, criar obstáculos que treinam a mente e garantindo diversão, preparando assim os Génios do Amanhã.


Mais informações em SHARKCODERS


 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Portugal Prestige Awards 2022/23 | SHARKCODERS conquista prémio de "Melhor Escola de Programação do Ano"

O impacto da inteligência artificial na programação e na automação de tarefas

SHARKCODERS conquista o Prémio Quality Award - Escolha do Consumidor na Categoria Ensino