A importância das atividades extracurriculares

 


As atividades extracurriculares desempenham um papel significativo no desenvolvimento e crescimento dos indivíduos, principalmente dos alunos. 

Embora os estudos sejam extremamente importantes, o envolvimento em atividades extracurriculares oferece inúmeros benefícios que complementam e melhoram a experiência educacional do aluno. 

Desde a aquisição de competências e interação social até ao melhor desempenho escolar e melhores perspectivas no que diz respeito à sua carreira profissional, a importância das atividades extracurriculares não pode ser subestimada. 


Desenvolvimento de competências

As atividades extracurriculares oferecem oportunidades para os alunos desenvolverem uma ampla variedade de competências além da sala de aula, seja participando em algum desporto, participando numa equipa de debate ou aprender a tocar um instrumento musical, essas atividades ajudam a desenvolver competências importantes como o trabalho de equipa, liderança, gerenciamento de tempo, resolução de problemas, criatividade e comunicação.


Desenvolvimento completo

O envolvimento em atividades extracurriculares permite que os alunos explorem os seus interesses e paixões fora de suas disciplinas base, descobrindo novos talentos, desenvolvendo hobbies e obtendo exposição a vários campos, contribuindo para o seu crescimento pessoal e intelectual.


Interação social

As atividades extracurriculares fornecem uma excelente plataforma para os alunos interagirem e colaborarem com seus colegas que compartilham interesses semelhantes, onde aprendem a construir relacionamentos, cooperar e respeitar as opiniões e diferenças dos outros, promovendo competências sociais, empatia e capacidade de trabalho em equipa.


Melhor desempenho escolar

O envolvimento em atividades extracurriculares tais como clubes de debate, feiras de ciências ou clubes de arte, têm sido associadas a um melhor desempenho escolar, melhorando o pensamento crítico, amplificando as competências de resolução de problemas e possibilitando uma expressão criativa mais detalhada.


Universidade e perspectivas de carreira

As universidades olham além das notas e pontuações dos testes e procuram candidatos que tenham demonstrado os seus interesses, potencial de liderança e envolvimento em atividades fora da sala de aula. 

Além disso, os empregadores também valorizam as competências e experiências adquiridas por meio do envolvimento extracurricular, pois indicam um indivíduo completo com competências transferíveis.


Existem vários cursos na SHARKCODERS que podem ser utilizados como atividades extracurriculares, desde a criação de jogos até à programação de uma aplicação customizada. Estas oportunidades desenvolvem a capacidade racional das crianças e permitem um desenvolvimento contínuo não-intrusivo na mesma.

Mais informações em SHARKCODERS

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SHARKCODERS co-representante em Portugal do evento WAICY (Maior competição do mundo de Inteligência Artificial para jovens)

Conheça a importância de investir na aprendizagem de robótica em crianças

Portugal Prestige Awards 2022/23 | SHARKCODERS conquista prémio de "Melhor Escola de Programação do Ano"