Infeção por malware: como evitar e eliminar vírus, spywares e outras ameaças


No mundo interconectado de hoje, a ameaça de malware é uma preocupação constante. Malware, abreviação de "Software Malicioso", abrange uma ampla gama de programas maliciosos cujo objetivo é a infiltração em sistemas de computador. 

Estes programas maliciosos podem causar danos significativos, como roubar informações confidenciais, danificar arquivos, interromper a funcionalidade do sistema ou até mesmo assumir o controlo do aparelho afetado.

Para se proteger a si e aos seus pertences digitais contra malware, é crucial entender as estratégias e práticas recomendadas para evitar essas ameaças. 


Instale um programa antivírus confiável no seu computador e mantenha-o atualizado. Verifique regularmente o seu sistema, em busca de malware e certifique-se de que a proteção em tempo real esteja ativada.

Ative as atualizações automáticas para o seu sistema operacional, navegadores da web e outros softwares que usa. As atualizações geralmente contêm patches de segurança, termo utilizado para pequenas partes de código incorporadas como atualização, que podem ajudar a protegê-lo de vulnerabilidades conhecidas.

Evite abrir anexos de e-mail de remetentes desconhecidos ou e-mails suspeitos, especialmente aqueles com tipos de arquivo associados a malware, por exemplo “.exe”, “.bat”. Desconfie de anexos de e-mail inesperados ou não solicitados, mesmo de remetentes conhecidos, pois as suas contas podem ser comprometidas ou clonadas.

Descarregue apenas arquivos de fontes confiáveis e evite descarregar software pirateado, pois eles geralmente vêm com malware. Verifique a legitimidade da fonte de download e leia as avaliações dos usuários, se possível.

Esteja atento às tentativas de phishing: Desconfie de e-mails, mensagens ou pop-ups não solicitados exigindo informações pessoais ou credenciais de login. Evite clicar em links suspeitos, especialmente aqueles com erros ortográficos ou nomes de domínio incomuns.

Crie senhas fortes que incluem uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Evite usar a mesma senha para várias contas e considere usar um gerenciador de senhas para armazenar e gerar senhas exclusivas com segurança.

Ative a autenticação de dois fatores para as suas contas online. Isso adiciona uma camada extra de segurança ao exigir uma segunda forma de verificação, como um código exclusivo enviado para o seu dispositivo móvel.

Evite inserir unidades USB ou outros dispositivos de armazenamento externo de fontes não confiáveis no seu computador, sem primeiro verificar se existe algum tipo de malware neles.

Crie backups regulares dos seus arquivos e dados importantes. Isso garante que você tenha sempre uma cópia das suas informações em caso de infecção ou outros incidentes de perda de dados.


Lembre-se de que nenhuma medida de segurança é infalível, por isso é importante manter uma abordagem proativa. 

Fique atento, use o bom senso e implemente estas práticas de forma consistente para minimizar o risco de infeções por malware.


Mais informações em SHARKCODERS


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Portugal Prestige Awards 2022/23 | SHARKCODERS conquista prémio de "Melhor Escola de Programação do Ano"

O impacto da inteligência artificial na programação e na automação de tarefas