Python: descubra o porquê de ter que dominar esta linguagem


O que é a linguagem Python e para que serve? 

O Python é uma linguagem de programação versátil e poderosa, sendo utilizada numa variedade inigualável de aplicações atuais, incluindo a ciência de dados, AI (Inteligência Artificial), desenvolvimento de websites, scripts (automatização de tarefas tecnológicas), entre outros. 

Esta linguagem foi criada em 1991 por um programador holandês chamado Guido van Rossum, sendo que esta linguagem ganhou a fama merecida devido à sua facilidade de utilização e quantidade enorme de bibliotecas (lugar onde programadores de Python desenvolvem ferramentas para outros utilizadores, tudo em Código Aberto - Open Source). 


Quais as principais vantagens do Python? 

  1. Grande Comunidade: Um conjunto de programadores que ajudam na aprendizagem e criação de programações e códigos. 
  2. Popular: Sendo uma linguagem popular, as suas competências de programação serão reconhecidas facilmente por toda a gente. 
  3. Sintaxe clara e legível: Ter um nível de sintaxe clara e legível permite a qualquer pessoa, de qualquer idade, iniciar a aprendizagem de Python a qualquer momento. 
  4. Bibliotecas poderosas: Além da comunidade, existe uma variedade de ferramentas poderosas gratuitas que tornam a vida do programador mais fácil. 
  5. Multiplataforma: Python é compatível em vários sistemas operativos como Windows, Linux e MacOS. 
  6. Linguagem script: Python pode ser utilizada para automatizar muitas tarefas do seu dia a dia, facilitando o seu trabalho. 
  7. Mercado de trabalho: A versatilidade do Python permite a criação de uma lista ampla de aplicações, criando uma grande necessidade de programadores no mercado. 
  8. Rendimento alto: Devido a uma escassez grande de programadores, os salários da profissão sobem, assim como os benefícios, condições e muitas regalias. 

A linguagem Python tem uma filosofia própria, denominada como “Zen do Python”. Esta filosofia é uma das características mais marcantes na linguagem, simbolizando a simplicidade e clareza do código, tornando-a muito popular para as crianças e adolescentes entrarem no mundo da programação. 

Devido a todas as vantagens e características diferenciadoras do Python, torna-se assim, nos dias de hoje, uma linguagem de programação quase "obrigatória" para dominar. 

Gostou do artigo? Partilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas possam ficar a saber o porquê de se ter que dominar esta linguagem de programação. 

Mais informações em SHARKCODERS

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Portugal Prestige Awards 2022/23 | SHARKCODERS conquista prémio de "Melhor Escola de Programação do Ano"

O impacto da inteligência artificial na programação e na automação de tarefas

Infeção por malware: como evitar e eliminar vírus, spywares e outras ameaças