Tecnologia e o impacto nos empregos do futuro

 


A tecnologia chegou para ficar e já se adaptou aos vários empregos, transformando-os por completo ou até mesmo criando novas profissões que antes não existiam.

Com a melhoria contínua da tecnologia, não existe dúvida nenhuma que as novas gerações irão ter profissões que nem sequer existem - ainda.

Atualmente, existem diversas profissões que foram melhoradas (e outras criadas) com o desenvolvimento da tecnologia, tais como:

  • Engenheiro de Robótica: Responsável pela criação de robôs e outras máquinas controladas por software. Estes colaboradores são essenciais para o crescimento da tecnologia e suporte ao nível da robótica.
  • Engenheiro de software: Responsável pelo “cérebro” das máquinas e robôs, este profissional tem como objetivo programar e garantir o correto funcionamento dos sistemas de software.
  • Analista de dados: Responsável por uma variedade enorme de dados, estes profissionais utilizam vários softwares para analisar dados e ajudar as empresas a tomar as decisões adequadas.
  • Analista de segurança da informação: Responsável pela segurança interna dos dados, estes especialistas garantem que os ficheiros confidenciais não sejam roubados ou compartilhados de forma indevida utilizando vários sistemas de monitoramento digitais.
  • Designer de interfaces (UI): Responsável pela criação de designs interativos e atrativos, estes profissionais são peça importante em qualquer empresa que planeia criar soluções de software tendo em vista uma boa experiência de Interface de utilizador (UI).
  • Designer de User Experience (UX): Responsável pela criação de experiências digitais agradáveis, versáteis e fáceis de usar pelos utilizadores, este especialista complementa os profissionais de interfaces (UI).
  • Marketing digital: Responsável pelo marketing de um produto ou serviço, criação de conteúdos e gestão dos respectivos anúncios. Estes profissionais utilizam várias ferramentas digitais para a criação de conteúdos, campanhas, blog e muito mais, sendo considerados recursos humanos chave para as empresas.
  • Programador de aplicações: Responsável pela criação de aplicações móveis, estes profissionais proporcionam ao mercado uma quantidade vasta de ferramentas digitais para o uso no dia a dia, através do Smartphone ou Tablet.
  • Especialista em Inteligência Artificial: Responsável pela criação de sistemas automáticos, estes especialistas criam robôs dinâmicos que se adaptam conforme a situação presente, tomando as decisões necessárias sem intervenção humana.
  • Especialista em blockchain: Responsável por sistemas de criptografia, estes profissionais trabalham com tecnologias para criar sistemas seguros de registro de transações financeiras, incluindo smart contracts, NFTs, Tokens e conceitos de cripto-economia.


A tecnologia vai continuar a impactar o mercado de trabalho, aumentando a procura por profissionais que possuem competências para trabalhar com dados, inteligência artificial, tecnologias emergentes e outras tecnologias que ainda estão por descobrir!


Paralelamente, algumas profissões tradicionais estão em caminhos de serem automatizadas, adaptadas ou mesmo substituídas por máquinas, exigindo a adaptação do mercado de trabalho atual às novas habilidades e especializações do futuro.


Felizmente, a SHARKCODERS tem como objetivo a preparação das novas gerações solucionando este desafio logo a partir dos 5 anos de idade, oferecendo um futuro de sucesso e promissor.


Mais informações em SHARKCODERS.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Portugal Prestige Awards 2022/23 | SHARKCODERS conquista prémio de "Melhor Escola de Programação do Ano"

SHARKCODERS co-representante em Portugal do evento WAICY (Maior competição do mundo de Inteligência Artificial para jovens)

O impacto da inteligência artificial na programação e na automação de tarefas